Pensando em comprar um veículo? Saiba que além de escolher o modelo, o ano, a cor, os opcionais e o consumo de combustível, é importantíssimo conhecer o histórico do veículo para ver se ele não está com débitos ou multas, ou seja, se está devidamente regularizado.

Se você adquirir um veículo com débito, terá dor de cabeça para colocar tudo em ordem. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, em caso de transferência de propriedade, é necessário um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV). Portanto, para evitar de receber multas que não são suas, é importante comunicar a negociação ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no prazo de até 30 dias.

Tanto quem compra o veículo pode assumir multas do proprietário anterior, quanto o inverso. Como as multas ficam vinculadas ao veículo, é essencial checar as penalidades antes de comprar o mesmo, exigindo que sejam quitadas pelo antigo proprietário. Ou seja, não fazer a transferência no prazo pode acarretar multa de R$ 195,23 e cinco pontos adicionados na CNH.

A documentação necessária para emissão do novo CRV inclui comprovantes de quitação de débitos relacionados a tributos, multas, encargos, etc. Além disso, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) também devem estar em dia. Atenção, quem está com o IPVA em atraso, por exemplo, pode ter o nome protestado e incluído no cadastro de proteção ao crédito. Caso o veículo possua muitos débitos, tente negociar com o vendedor para compensar as despesas.

 

Passo a passo para a transferência do veículo

  • Comunique a venda ao Departamento Estadual de Trânsito
  • Preencha o CRV
  • Assine
  • Reconheça firma

 

Como transferir um carro não quitado?

  • Se você pretende comprar um carro não quitado, preste atenção à responsabilidade que assume para dar continuidade ao pagamento. Será preciso aprovar o financiamento, conforme a sua condição financeira.
  • Recomendamos ainda que: com o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a placa do veículo e o número do CPF ou CNPJ do atual proprietário, você cheque o histórico do veículo.

Precisa de ajuda para regularizar ou comprar um veículo com débitos ou multas? A AutoCredcar é responsável pela maior base de dados da América Latina e oferece os relatórios mais precisos e eficazes do mercado. Apoiamos empresas e consumidores em suas decisões veiculares e de crédito oferecendo soluções para gestão de riscos.

Somos referência nacional em serviços de informações veiculares e de crédito com padrão de excelência. Para uma negociação segura, conte com o nosso apoio. Disponibilizamos consultas gratuitas e pagas. Com a consulta gratuita você consegue verificar informações básica sobre o veículo, tais como: número do motor e chassi, marca e modelo, cor, município etc.

Faça uma consulta