Cresce a procura de carros usados e seminovos no Brasil. Somente em dezembro do ano passado o número de veículos vendidos aumentou 23,6%, quando comparado ao mesmo período de 2019. Essa alta se manteve no primeiro bimestre de 2021 e superou em 2,4% o mesmo período do ano passado, segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

Com o aumento da procura por carros usados e seminovos no Brasil, tem sido essencial consultar a conhecida Tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e que define o preço dos carros no mercado. Ela ainda é consultada como base para os seguros.

O que é a Tabela Fipe

Atualizada mensalmente, ela traz os valores médios dos veículos anunciados por vendedores em todo o País, novos ou usados. Portanto, é uma referência para as pessoas que trabalham no setor, bem como para quem pretende comprar um veículo.

Ela tem este nome porque corresponde à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, criada em 1973 como parte da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, prestando serviços também para o Governo e empresas privadas.

Como é calculada a tabela Fipe

Os valores da Fipe são calculados através da coleta de dados de preço dos carros, motos e caminhões usados e novos no mercado nacional. Eles são avaliados pelos pesquisadores, fazendo assim a média, que será incluída na tabela.

Como consultar

A Tabela Fipe pode ser consultada por qualquer pessoa, por meio do ano-modelo do automóvel. Basta acessar o site veiculos.fipe.org.br ou em demais sites especializados. A tabela é atualizada sempre no começo de cada mês.

Código Fipe

Ao entrar no site da Fipe existe um campo intitulado Índices e Indicadores. Ao clicar nele você será direcionado ao Preço Médio de veículos. Selecionando a categoria que deseja consultar, você consegue descobrir o código do automóvel, clicando em Pesquisa Comum, selecionando ano e mês, marca, modelo e ano de fabricação.

O ano se refere à fabricação do veículo e o modelo diz respeito às especificações de fabricação do mesmo. Por isso é importante no momento da consulta escolher a marca, modelo e o ano de fabricação. É importante também informar o ano do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo que deseja comprar ou pesquisar.

Consulta Veicular

Precisa de uma consulta veicular? Procure a AutoCredcar, que oferece suporte 24 horas para você tirar suas dúvidas e conta com o maior banco de dados privados de veículos automotores da América do Sul com informações precisas e eficientes. Oferecemos serviços de identificação e autenticidade, com as melhores condições de análise de informações veiculares.

A AutoCredcar realiza consultas completas, perícia e muito mais. Levanta o histórico de roubo e furto, débitos, restrições, recall, comunicado de venda, multas, sinistros, protestos e muito mais.

Tem ainda consultas gratuitas e pagas. Com a consulta gratuita, você consegue verificar informações básicas sobre o veículo, tais como: número do motor e chassi, marca e modelo, cor, município, entre outros. Para uma verificação mais completa, cadastre-se no site e escolha quais itens deseja consultar.

Tenha segurança na hora de comprar o seu veículo. Acesse o site e conte com a consulta rápida. Basta digitar a placa do veículo e confirmar os dados. Seu relatório estará disponível em poucos segundos.

Consulte!