A vistoria de veículos é um raio-x do veículo em questão. Ela é essencial para que as vendas, revendas e trocas de veículos sejam mais justas, com foco nas negociações mais honestas, econômicas e que proporcionem a fidelização de clientes. Os momentos mais comuns e necessário para se fazer vistoria ocorre antes das transferências de propriedade do veículo e na contratação de seguro.

 

Como funcionam as vistorias?

 

A perícia veicular ou vistoria veicular é como se fosse um raio-X realizado no veículo para certificar que ele não é adulterado e está em dia com toda a documentação necessária. Trata-se de um respaldo para evitar fatores que podem comprometer a comercialização do veículo.
Nessa investigação as documentações são analisadas e em seguida, são feitas buscas em banco de dados de órgãos públicos para certificar de que está tudo certo em âmbito legal.
Tradicionalmente, a vistoria era feita por um perito responsável por analisar todo o veículo. Verificando se houve batidas e reparos de funilaria. Averigua-se chassi, motor, câmbio e vidros são originais, e em caso de substituição consultam se estes não são provenientes de roubo. Há também sistemas que funcionam a partir banco de dados que agilizando o processo ao emitir laudos com todas as informações necessárias.
É preciso saber que negócio está sendo feito para evitar riscos desnecessários. Existem dois tipos mais comuns de vistorias veiculares, são elas: a prévia e a cautelar.

 

Vistoria Prévia

 

Esse tipo de check-up está comprometido em analisar o estado de conservação do carro, além das suas condições de existências. Indo desde a motor, até dados como número de chassi. Todos os dados são levantados antes que seja firmado o contrato de seguro. Por isso o nome prévia. Por vir antes de um processo de contratação de um serviço de segurança.

 

Vistoria Cautelar

 

Sendo voltada para transferências de veículos, esse tipo de raio-x se concentra em avaliar o padrão do veículo. Vendo ocorrências de perda total, peças originais, pintura, câmbio, restrições respectivas aos antigos donos. Várias características responsáveis por garantir o melhor negócio. Dai o nome cautelar. Trata-se de uma vistoria para certificação de que está tudo certo pra compra e venda. Uma forma de cautela antes do negócio ser efetivamente feito.

 

Atenção para fazer um bom negócio!

 

Sempre invista em vistoria. Ela funciona como um respaldo dentro do ramo de comércio de veículos. Apesar de sempre estarmos em busca da economia, é preciso investir em ferramentas que possam te prevenir contra futuros prejuízos. Invista em vistorias competente. Se você quer saber a procedência de um veículo antes mesmo da vistoria cautelar e levantar informações sobre restrições, sinistros, multas ou outras pendências, faça uma consulta da AutoCredcar e conheça o histórico do veículo: tudo rápido, fácil e online!

Faça uma consulta auto