É importante lembrar que a saúde financeira das empresa depende de diversos fatores. Um deles é número de clientes inadimplentes. A inadimplência é um problema grave que precisa ser controlado. Mas fique atento, pois existem algumas formas de lidar com esse tipo de situação, diminuindo os riscos que ela gera. 

Em um comércio com possibilidades de venda a prazo, é preciso estar ciente que diariamente lidamos com todos os tipos de consumidores. A responsabilidade nem sempre atinge à todos, mas precisa partir de você quando se trata de dívidas. Uma das principais formas de lidar com clientes inadimplentes é por meio da negativação de devedores. 

 

A negativação é uma ferramenta utilizada para potencializar a sua chance de receber o que é devido. 

 

Basicamente a empresa que possui uma carteira de inadimplentes pode registrar os nomes dos clientes devedores em órgãos de proteção ao crédito.

Ao utilizar essa tática, as informações dessas pessoas ficam armazenadas mostrando que a mesma possui pendências de crédito. Trata-se de uma restrição de CPF que impossibilita o uso de crédito. 

Alguns dos benefícios da negativação é que você transfere a responsabilidade de cobrança da dívida para um órgão especializado na proteção de crédito. O que diminui custos e mão-de-obra para resolver esse problema, além de poupar desgastes, desentendimentos, diminuir riscos e aumentar as possibilidades de recebimento.

Mesmo que com prévia análise risco, a empresa precisa se preocupar com algumas coisinhas simples, mas que fazem a diferença:

  • Trabalhar com cartões de crédito e débito; 
  • Fazer consultas constantes aos bancos de dados de inadimplentes; 
  • Terceirizar a concessão do crédito aos seus clientes por meio de instituições financeiras especializadas; 
  • Contratar intermediadores de pagamentos; 
  • Exigir parte do preço da compra do produto ou no ato da contratação dos serviços; 
  • Documentos de cobrança contendo todas as informações da dívida (multas, juros, produto ou serviço, horário, comprador, prazos e vencimentos), do consumidor e da empresa direcionados diretamente ao devedor.

 

Negativação ou protesto?

 

Outra alternativa são os protestos. Essa ferramenta possui o mesmo objetivo que a negativação, entretanto, é uma formalização da dívida feita em cartório válida por dez anos. Para realizar esse tipo de registro, é preciso ter em mãos todos os dados referentes a dívida em questão. A diferença entre um protesto e a negativação é que no processo de negativar, você além de registrar, restringe o CPF da pessoa para uso de crédito.  

Agora que você já sabe como funciona todo o processo, nós da AutoCredcar podemos te ajudar a efetuá-lo. Por aqui você pode solicitar a negativação de um devedor a nível nacional, a partir de R$9,90. E também há a possibilidade de realização de protestos, podendo ou não conter os valores dos títulos protestados.

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