O índice de roubos de carro no Brasil representa cerca de 3/4 do total de crimes praticados. Os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública apontam que somente nos três primeiros meses de 2020, os roubos e furtos de automóveis representaram 73,6% do total. Segundo a média anual, acontece um roubo de carro por minuto, aproximadamente. Os estados campeões neste tipo de delito são Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A maioria dos crimes acontece para retirada das peças, que são repassadas clandestinamente. Para coibir a prática, foi sancionada há seis anos a Lei do Desmanche, que visa fechar os estabelecimentos irregulares e apreender as peças roubadas. A Lei determina que os Departamentos de Trânsito dos estados controlem os desmanches e que as sucatas sejam repassadas apenas com emissão de nota fiscal por veículo e com a autorização. Cada peça deve ir para um banco de dados com a devida identificação para rastreamento.

Para se proteger, os motoristas têm investido em seguros, monitoramento, telemetria e sistemas de rastreamento veicular.

Rastreamento veicular

Considerado o serviço mais básico para controle de frotas, o rastreamento veicular permite que o gestor da frota localize os veículos em tempo real. Com isso ele consegue melhores resultados de produtividade e mais segurança para os motoristas e para os veículos. O rastreamento funciona com a rede GPS que envia informações a uma central via telefones celulares. Ele inclui a utilização de um software adequado e é mais indicado para empresas de pequeno porte ou pessoas físicas.

Monitoramento veicular

Para empresas maiores, o monitoramento veicular é uma boa opção, pois oferece relatórios e alertas de atividades para registro da maneira que o motorista utiliza o veículo, com mais detalhes. O sistema de monitoramento permite saber a posição, o sentido do deslocamento e a velocidade do veículo, apontando desvios de rotas, excessos de velocidade e demais infrações.

Telemetria

O sistema de telemetria é uma ferramenta que analisa o comportamento dos veículos à distância, possibilitando um maior controle sobre as frotas, por meio da coleta e o envio de dados a partir de pontos remotos e/ou móveis. Os dados, transmitidos para um central, possibilitam a interação remota com o dispositivo. A telemetria capta informações precisas sobre o motor, freios, sistemas eletrônicos, calcula o tempo gasto para atingir determinada velocidade, etc. Ou seja, é muito recomendada para grandes empresas e para um maior e melhor controle sobre os veículos da frota.

Quero saber mais sobre proteção veicular

Ficou interessado em saber mais sobre proteção veicular? Fale com a AutoCredcar, que auxilia empresas e consumidores em suas decisões veiculares e de crédito, oferecendo soluções para gestão de riscos. Referência nacional em serviços de informações veiculares e de crédito com alto padrão de excelência, oferece o Serviço de Rastreamento de Veículos e Gestão de Frota: ideal para controlar a rotina de trabalho de cada veículo.

A AutoCredcar oferece todas as tecnologias para o monitoramento com coberturas com sinais 2G, 3G e 4G, disponíveis em praticamente todo o território brasileiro.

Nosso rastreamento inclui: monitoramento, controle do consumo de combustível, contagem do número de paradas, acompanhamento de rotas percorridas, relatório de tempo ocioso e relatório de velocidade.

Conheça os nossos planos para assistência veicular 24 horas, rastreamento de veículo e rastreamento mais assistência.

Entre em contato