O empreendedorismo está no DNA do brasileiro. Em especial em momentos de crise, quando é necessário se reinventar, as pessoas buscam no negócio próprio liberdade e lucratividade. Pensando em segurança no investimento, surge a franquia como modelo pronto de negócio, testado e com uma marca já reconhecida pelo mercado.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresce continuamente, tendo em 2019 um faturamento de R$ 186,755 bilhões, 6,8% superior a 2018. Portanto, este segmento de negócio tem se mostrado muito interessante e vale a pena saber mais.

O que é uma franquia?

Se você pensa em investir em uma franquia, precisa entender muito bem como funciona. É importante saber que a franquia é um negócio com um modelo de operação já eficiente, que passa a ser compartilhado com outros empreendedores, com autorização de quem idealizou o mesmo. A partir da parceria, a gestão, a operação e o marketing da empresa passam a ser de direito do franqueado da marca. E, durante o processo de desenvolvimento da franquia, o franqueado será aquele que compartilhará novas ideias e estratégias. Ou seja, é um trabalho de equipe.

O sistema de franquias nasceu na década de 50 e segue a Lei 8.955/94, que estabelece “franquia empresarial como um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços…”.

Segmentos das franquias

Os principais segmentos para franquias são:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Beleza e Saúde
  • Calçados e Acessórios
  • Comunicação
  • Educação e Treinamentos
  • Escola de Idiomas
  • Negócios e Serviços
  • Pet Shop
  • Serviços Automotivos
  • Vestuário
  • Óticas e Fotografia
  • Outros

Quero ter uma franquia!

Para quem tem interesse em ser franqueado, o primeiro passo é escolher um ramo em que tem afinidade e boas oportunidades de resultado. Durante o processo de seleção da franquia, solicite o material com as informações do negócio, conheça detalhadamente o franqueador, analise com calma e veja se realmente você se identifica com o mercado. O franqueador deve disponibilizar o COF (Circular de Oferta de Franquia) com todas as condições do negócio, incluindo aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades.

Lembre-se que o franqueado tem responsabilidades pelos resultados da franquia, vai investir no negócio e precisa ter segurança para cuidar da gestão de pessoas. Além disso, o franqueado assume o pagamento dos royalties (taxa mensal de franquia) e de marketing para o franqueador e deve respeitar as regras impostas pelo mesmo para manter o modelo do negócio.

A sua oportunidade

Para quem está entrando no mercado de franquias, trabalhar com um negócio rentável é um dos maiores desejos. A AutoCredcar atua com consultas veiculares e de crédito, tendo a maior base de dados da América Latina. Somos referência nacional em serviços de informações de crédito e oferecemos os relatórios mais precisos e eficazes do mercado.
Como franqueador oferecemos suporte 24 horas, o maior banco de dados privado de veículos automotores da América do Sul e informações precisas e eficientes com cobertura nacional. Nos últimos anos, incorporamos continuamente os mais avançados serviços de identificação e de autenticidade, proporcionando melhores condições de análise de informações veiculares.
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