Veículo é patrimônio, principalmente se faz parte da frota de uma empresa. E, por ser um bem, deve ser protegido de situações como roubo, colisão, enchente e acidentes em geral. Lembrando a importância que é a proteção também dos terceiros, que podem ser afetados por você em caso de algum acidente.

Além das coberturas normais que a contratação de uma proteção veicular ou seguro automotivo apresentam, existe a assistência 24 horas, que proporciona atendimento para situações do dia a dia, como pane elétrica ou pneus danificados.

Está precisando contratar o serviço de proteção veicular ou seguro auto? Entenda como funciona cada um e faça a sua escolha.

 

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro auto?

As principais diferenças estão na hora da contratação, nas condições de garantia, direitos e deveres. O seguro auto é responsabilidade das seguradoras privadas e a proteção veicular funciona por meio de associações cooperativas sem fins lucrativos. No caso da proteção veicular, os contratantes rateiam os custos e as despesas com a proteção dos veículos. Por este motivo, em geral, a proteção veicular costuma ser mais econômica do que os seguros. Porém, há diferenças nas garantias, direitos e deveres das duas alternativas.

Adesão

No caso do seguro automotivo, a seguradora define os valores a serem cobrados de acordo com uma tabela e informações que ela pega sobre o veículo, o condutor, condições de uso etc. O valor do seguro pode ser pago à vista ou parcelado. Já na proteção veicular, o contratante paga uma taxa fixa e assina o termo de adesão associativa, para ter direito à proteção. O pagamento é por mensalidades, que variam de acordo com o acúmulo de prejuízo. Em ambos os serviços, o veículo será inspecionado e avaliado. Porém, na proteção veicular, há menos burocracia no momento da contratação.

Apólice

Na apólice constam os deveres e as responsabilidades da seguradora e do cliente. Ao contratar um seguro auto, o cliente tem acesso aos riscos e aos eventuais custos, que são de responsabilidade da seguradora. Na proteção veicular não há apólice. A garantia de proteção é dada pelo contrato assinado pelos associados, que se responsabilizam pelos veículos.

Regulamentação

As seguradoras são regulamentadas e estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A proteção veicular, em sistema associativo, atua com base no Código Civil Brasileiro e na Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Cobertura

Em ambos os casos as coberturas são: garantia contra roubos, furtos, incêndios, colisões e danos a terceiros. No caso da proteção veicular, são oferecidos ainda outros tipos de cobertura como assistência 24 horas.

No momento da contratação, pesquise e analise cada empresa e busque indicação de pessoas que já utilizaram o serviço. É sempre importante entender como é feito o atendimento em caso de sinistro. E, é claro, checar o custo-benefício de cada opção.

Portanto, pense nas suas necessidades. E se você optar pela proteção veicular, fale com a AutoCredcar, que tem uma história de credibilidade e auxilia empresas e consumidores em suas decisões veiculares e de crédito oferecendo soluções para gestão de riscos. Somos referência nacional em serviços de informações veiculares e de crédito com alto padrão de excelência.

 

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