Sabe aquele número que é consultado quando você vai adquirir um veículo? Sim, o chassi! Você sabe como ler e por que ele é tão importante? Quer aprender mais sobre isso? Então vamos lá…

O que é o chassi do veículo?

O chassi em si é a estrutura de aço que serve como base para a montagem dos componentes do veículo, como o motor, a suspensão, os sistemas de freio e de direção, etc. Para ficar mais claro, para identificar essa estrutura por veículo, criou-se um documento, como se fosse um RG ou CPF do seu carro.

Existem duas estruturas de automóveis: o monobloco (peça única com assoalho, laterais e teto, utilizada nos automóveis de passeio) e o chassi e carroceria separados, sendo o assoalho a estrutura principal, onde acopla-se carroceria, laterais e teto (utilizada mais em veículos comerciais, como picapes e caminhões).

Independente da estrutura, a sequência de números e letras que compõe o chassi é o número de identificação do veículo (VIN) e a partir dele é possível acessar várias informações importantes sobre o mesmo, como modelo, local, data de fabricação e muito mais.

Sobre o número do chassi

  • O primeiro dígito representa a região geográfica do veículo
  • O segundo representa o País de origem
  • O terceiro o fabricante
  • E a sequência de seis dígitos: o modelo, tipo e demais informações
  • Por fim, o ano do modelo

Como localizar o número do chassi

O número do chassi deve estar idêntico em todas as marcações. Por isso, faça o decalque dos números gravados no bloco do motor (geralmente em um espaço único localizado próximo ao cabeçote) e na carroceria (dentro da cabine do passageiro, na lateral metálica próxima ao banco, abaixo de uma tampa de encaixe). Para cada tipo de veículo existem os locais onde é colocado o chassi. Sempre confira se o chassi e a placa conferem, para ter as informações oficiais do veículo.

Cuidado e Segurança

Para segurança, existe o que chamam de vacina antifurto, que grava o número do chassi em peças do carro e evita a comercialização ilegal das mesmas. Mesmo assim, ainda existe o risco do seu veículo ser clonado. Por isso todo o cuidado é pouco no momento de comprar ou vender um carro.

Existe ainda o chassi remarcado (REM), o que acontece quando o veículo teve a sua identificação original danificada ou alterada por acidente, roubo, furto ou até mesmo corrosão pelo tempo. Neste caso, o Detran realiza a remarcação e libera um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). A remarcação acaba desvalorizando o veículo em até 30% para revenda, chegando a ser recusado por algumas lojas.

Como preservar o chassi

Para evitar a remarcação do chassi, é importante tomar alguns cuidados, como evitar a umidade no assoalho do veículo, manter o carro sempre higienizado e seco; evitar maresias e, caso ocorra, limpar o carro frequentemente e aplicar produto antiferrugem. Faça ainda pinturas de proteção no chassi e cheque constantemente, para garantir que esteja sempre preservado.

Como consultar o chassi com segurança?

Uma maneira de evitar dor de cabeça com chassi remarcado ou cair em uma cilada de carro clonado, é consultando o histórico do veículo. Essa consulta mostra ainda se houve sinistro ou se o carro é de leilão, bem como se sofreu avarias graves.

Quero consultar um chassi online, como faço?

Faça uma consulta veicular AutoCredcar. Temos o maior banco de dados privado de veículos automotores da América do Sul, com informações precisas e eficientes. Realizamos consultas completas, com qualidade internacional, analistas e peritos experientes na área de veículos.

Antes de comprar um novo veículo, consulte o nosso cadastro e faça um bom negócio.

Para consultar um chassi online e com total segurança, clique no botão abaixo.

Consulte!