Você já deve ter ouvido falar sobre o sistema de rastreamento veicular, que começou a se popularizar no Brasil nos anos 90 e possibilita acompanhar o seu veículo por meio de dispositivo, que pode ser plugado ao seu carro, caminhão ou moto.

A partir deste rastreamento, você recebe informações via central de informações. O serviço oferece segurança e controle sobre as operações de sua empresa e tem se tornado cada dia mais necessário e popular.

Porém, além da questão de segurança, em caso de acidente ou sinistro, o sistema de rastreamento de frota possibilita a melhor gestão dos dados relacionados aos veículos, auxiliando a área de manutenção, evitando imprevistos e gastos. Além disso, facilita o controle do consumo de combustível, bem como a escolha das melhores rotas para evitar acidentes, trânsito e demais situações que possam prejudicar a agilidade nas entregas.

O rastreamento veicular auxilia ainda o acompanhamento do desempenho dos motoristas e, para empresas de delivery, oferece a oportunidade de atender os pedidos com mais rapidez e eficiência.

 

Como funciona?

O sistema de rastreamento veicular pode ser:

  • Via GPS ou Satélite: por meio de satélites na órbita terrestre, usado com mais frequência em celulares para determinar a localização. A desvantagem é que podem falhar em ambientes fechados.
  • Por Radiofrequência: enviando sinais para antenas de rádio ou de telefonia, determinando a localização do veículo por triangulação, a partir da intensidade do sinal. Apto a operar em áreas com muitas árvores, em subsolos ou em ambientes fechados.

Ambos funcionam em tempo real, porém, é importante no momento da contratação de um sistema de rastreamento veicular, verificar com que frequência ele atualiza o pulso. Para ser realmente considerado em tempo real, deve ter um intervalo de poucos segundos para enviar informações à central de monitoramento, garantindo que o serviço é de fato eficiente e oferece a segurança necessária. Outro ponto a observar é a infraestrutura dos rastreadores e da rede, que devem ser de alta qualidade.

 

Qual escolher?

Na hora de escolher, pense sempre em quais são as suas necessidades e busque o máximo de informação. Se você busca segurança, por exemplo, não precisará investir em um sistema que ofereça os dados de status do veículo. Mas para quem precisa fazer a melhor gestão da sua frota, será necessário implementar um sistema de rastreamento mais completo.

Antes de contratar o seu sistema, informe-se sobre a qualidade dos aparelhos, facilidade de uso do sistema, homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações e se as plataformas atendem a vários tipos de veículos.

 

Precisando rastrear os seus veículos?

Fale com a AutoCredcar. Nós rastreamos o seu veículo em tempo real, com segurança e economia. Oferecemos todas as tecnologias para o seu monitoramento com coberturas com sinais 2G, 3G e 4G, disponíveis em praticamente todo o território brasileiro.

Com o nosso suporte, você poderá monitorar sua frota, controlar o consumo de combustível, verificar o número de paradas, acompanhar as rotas percorridas, ter os relatórios de tempo ocioso e de velocidade.

Nossos modernos sistemas de rastreamento possibilitam o monitoramento on-line via dispositivos móveis, com a opção de um plano adequado para a sua necessidade.

A AutoCredcar tem uma história de credibilidade em proteção veicular.

 

Entre em contato