A revolução tecnológica está cada dia mais acelerada, em especial nestes tempos de pandemia, quando as pessoas estão ficando mais em casa e evitando fazer as coisas de maneira presencial.

Você está fugindo de filas e burocracias? Existem milhares de aplicativos e muitas opções para quem precisa agilizar suas atividades. Recentemente, o título de eleitor foi baixado nos celulares, evitando que as pessoas precisassem carregar o título em papel até as urnas. Agora, existe também a opção da CNH Digital e do e-CRLV. Você sabe como funciona?

O que é CNH Digital

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital é baixada por um aplicativo (SERPRO – Serviço de Processamento de Dados) para o Denatran. A partir dele, são armazenados os dados da sua CNH física, como foto, número de registro, validade e categoria. Ela está disponível para motoristas que já possuem o QR Code (código escaneável) no verso do documento impresso (a partir de março de 2017).

Se você não tem o modelo com QR Code, pode fazer uma segunda via da CNH ou aguardar pela próxima renovação do documento. Quem já está cadastrado no Sistema de Notificação Eletrônica, basta solicitar a CNH no portal do Denatran através do usuário e senha já utilizados.

A CNH Digital é segura, pois conta com uma série de padrões técnicos que foram desenvolvidos com o objetivo de permitir um sistema de criptografia, garantindo validade e segurança ao documento. Para autenticá-la é necessário a leitura do QR Code e a assinatura por certificado digital.

Outra informação importante é que a CNH Digital pode ser acessada off-line. A internet só será exigida para o primeiro acesso. E, caso o celular com a CNH seja perdido ou roubado, o usuário pode fazer o bloqueio do documento via site do Denatran (para quem possui o certificado digital) ou em um posto de atendimento do Detran.

Quero tirar a minha CNH Digital

Para quem deseja solicitar a CNH Digital, o processo é simples e costuma ser gratuito. É preciso ter a versão impressa da CNH com o QR Code, efetuar o cadastramento no Portal do Denatran ou ir a um posto de atendimento do Detran, caso não tenha o certificado digital.

Será necessário baixar o app da CNH eletrônica disponível para celulares Android ou IOs. O seu código de ativação é enviado pelo Denatran por email. Deve ser criada uma senha de quatro dígitos, que será necessária para a visualização da CNH Digital.

E como funciona o e-CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV é o documento que todo proprietário de veículo precisa levar quando está dirigindo. Ele deve ser renovado todo ano e determina a licença para o veículo circular em via pública.

Assim como a CNH Digital, agora é possível ter acesso ao e-CRLV no Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Para tanto, será necessário baixar o aplicativo e ter em mãos a CNH e o CRLV. O usuário deve ser cadastrado pelo aplicativo para direcionar para o portal.gov.br.

Basta inserir as informações da CNH no menu Habilitação e os dados do CRLV no menu Veículos. É possível ainda consultar as infrações do veículo. Lembre-se que o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo), o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), a Taxa de Renovação do Licenciamento e as Multas devem estar sempre em dia e que o porte do CRLV é obrigatório em sua forma original e atualizada.

As principais vantagens dos documentos digitais
• Praticidade e rapidez
• Poder emitir o documento em qualquer local
• Economia de tempo em filas
• Mais segurança no processo via certificado digital
• Tecnologia de última geração
• Evita multa e retenção de veículo, caso esqueça o documento impresso.

E se você ainda não tem o seu carro e está à procura de um semi-novo ou usado, faça uma consulta AutoCredcar. Descubra sobre os dados cadastrais, restrições e infrações.

Na consulta AutoCredcar você encontra o proprietário atual, os registros de débitos e alienação, os veículos com busca e apreensão, os veículos com registro de acidentes, sinistrados e vendidos em leilão. Realizamos consultas Auto, Crédito e Negativação de Devedores.

Diminua as chances de entrar numa cilada e de ter problemas de documentação. Com a nossa verificação, você terá mais facilidade na hora de contratar financiamentos e seguros. Basta informar a placa do veículo:

Entre em contato