Para comprar um seminovo é necessário estabelecer determinadas prioridades. O processo de checagem do veículo pode parecer trabalhoso mas vai fazer diferença na garantia de um bom negócio. Para te ajudar nesse momento de decisão confira essas 5 dicas para se fazer um bom negócio:

1- Não se apresse!

Na hora de negociar, a última coisa que você precisa demonstrar é pressa. A pesquisa de preços deve ser feita com calma. Vendedores costumam pressionar para que você adquira logo o produto. Não embarque nessa. Saiba que adquirir um veículo requer cautela e avaliação para evitar arrependimentos posteriores. Com isso em mente, há uma grande porcentagem de chance de se fazer um bom negócio.

2- Conheça o local ou o dono 

É importante ressaltar que qualquer veículo comprado de uma loja conta com garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. No caso de vendedor particular, a proteção fica a cargo do Código Civil. Portanto, para evitar a necessidade de lidar com esse tipo de situação, é preciso procurar por pessoas e empresas com credibilidade. Pesquise antes. Veja como a empresa se porta no ambiente online, qual a postura dos funcionários e locais de venda. Além dos cuidados básico com os veículos.

3- Conte com um mecânico de confiança

Se você não domina esse assunto, você pode precisar de uma ajudinha para análise da parte mecânica. Avarias pequenas são comuns em seminovos. Afinal, eles já foram usados. O que você e um mecânico precisam observar são as avarias grandes, a necessidade de manutenção, a vida útil dos pneus, KM rodados, motor, lataria, entre outras partes técnicas de um carro. 

4- Test Drive

O teste drive é indispensável. É nele que a direção, alinhamento e balanceamento se sobressaem. Você pode ficar atento aos barulhos que o seminovo produz. O carro seminovo é único independente de modelo. Se não te deixarem fazer um test drive, desconfie.

5- Documentação

Por último, e indispensável também: Documentação! Nunca deixe de checar. Verifique todo o histórico, desde informações básicas sobre o veículo, tais como: número do motor e chassi, marca e modelo, cor, município. Até dados cadastrais, restrições e infrações. Atualmente existem sistemas ótimos para esse tipo de consulta veicular. Compre seu carro embasado na segurança de um laudo completo.

Em uma consulta na AutoCredcar você encontra registros de débito e alienação, veículos com busca e apreensão, com registro de acidentes, sinistrados e vendidos em leilão. Por preços acessíveis, você descobre todos as informações de um veículo antes da compra.

Faça uma consulta veicular